28.8.11

Medo do desconhecido

Foto de Pixar Animation Studios
Existe um famoso curta-metragem da Pixar Animation Studios que representa uma maravilhosa metáfora sobre a percepção (e aceitação) das diferenças (ver vídeo abaixo). A animação, intitulada “Day & Night”, trata do encontro do Dia com a Noite. No início, esse encontro é marcado por desconfiança frente ao desconhecido “Outro”, mas, à medida que a suspeita de vai se transformando em curiosidade, eles descobrem que essa nova amizade pode proporcionar-lhes uma enriquecida perspectiva sobre o mundo. Esse curta também pode ser visto uma metáfora da própria aceitação da Mediação de Conflitos por outras áreas mais tradicionais (como o Direito, por exemplo). Que tal sermos mais abertos ao novo e ao desconhecido?

Curta-metragem da Pixar dirigido por Teddy Newton

A voz que aparece no rádio da animação é do palestrante norte-americano Wayne Dyer e foi retirada de uma de suas apresentações da década de 1970. O discurso traduzido diz o seguinte:

“Medo do desconhecido

Eles têm receio das novas ideias.

São motivados por preconceitos, não baseados na realidade, mas sim em “se algo é novo, eu rejeito imediatamente, porque é ameaçador para mim”.

Eles ficam apenas com o que é familiar.

Para mim, as coisas mais bonitas em todo o universo são as mais misteriosas”.


Um comentário:

  1. Interessante, não conhecia essa animação da pixar, muito boa, e a descobri por acaso nesse blog procurando por sites sobre mediação de conflitos devido ao curso de mediação que estou fazendo, excelente blog, já está no meu favoritos.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, mas esclarecemos desde já que comentários anônimos ou "spams" não serão publicados.