7.3.11

Mediação de Conflitos – Notícias do Sul – parte 2

Curso de Mediação de Conflitos da Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação (CLIP)

Uma das instituições mais tradicionais do Rio Grande do Sul em termos de mediação de conflitos iniciará, em abril, mais uma edição do curso “Mediação de Conflitos – Novo Paradigma à Construção da Paz”, reconhecido pelo INAMA/RS, filiado ao CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem). Após a conclusão do módulo teórico, o aluno poderá realizar o módulo prático local credenciado pela instituição. Para mais informações, veja abaixo.


MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: NOVO PARADIGMA À CONSTRUÇÃO DA PAZ

Curso reconhecido pelo INAMA/RS - Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem, filiado ao CONIMA - Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem.

A mediação tem demonstrado ser um procedimento que capacita os cidadãos na abordagem de seus próprios problemas, produzindo uma pacificação social, além de agilizar, personalizar e tornar mais econômica a resolução de conflitos.

As pessoas transformam suas atitudes de litígio em atitudes de colaboração na superação de suas disputas, e com isto, nos deparamos com a possibilidade desta abordagem auxiliar na construção de um mundo de paz.

A capacitação dos profissionais que na função de mediadores passam a exercer um papel de facilitadores neste processo validam as soluções criadas pelas próprias pessoas como forma de efetivação da cidadania, mediando os conflitos que ocorrem nos mais diferentes contextos.

Objetivos do Curso

* Possibilitar aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre intervenções de mediação;

* Proporcionar o desenvolvimento de habilidades para intervenções em mediação;

* Capacitar o uso dos próprios recursos para trabalhar mediando conflitos em diferentes contextos.

Este curso de capacitação divide-se em dois módulos: o primeiro módulo corresponde à teoria e fundamenta a compreensão da Mediação de Conflitos. O segundo módulo compreende a prática supervisionada de casos reais e durante este estágio, o aluno passará por três diferentes posições no exercício da Mediação – observador, co-mediador e mediador.

MÓDULO TEÓRICO

I: MUDANÇA PARADIGMÁTICA

1. ADR´S ou MESC’s (Negociação, Conciliação, Arbitragem e Mediação)
2. Mediação: um novo paradigma de acesso à justiça – Visão do Direito e da Psicologia

II: SUPORTES TEÓRICOS FUNDAMENTAIS DA MEDIAÇÃO

1.Teoria da Comunicação
2.Epistemologia Sistêmica
3.Teoria do Conflito
4.Teoria da Negociação

III: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO

1. Início, Transcorrer e Término da Mediação

IV: MODELOS DE MEDIAÇÃO

1. Modelo de John Haynes
2. Modelo de Bush e Folger – Transformativo
3. Modelo Circular-Narrativo

V: O MEDIADOR: PAPEL E HABILIDADES

VI: CONTEXTOS DE MEDIAÇÃO

Mediação Comunitária, Mediação Escolar, Mediação Empresarial, Mediação Penal, Mediação Familiar, Mediação Ambiental e Mediação Condominial

Início do Módulo Teórico: 7 de Abril de 2011. Término do Módulo Teórico: 01 de setembro de 2011

Horário: Semanalmente das18h às 20h45min

Carga Horária: 70 horas-aula

MÓDULO PRÁTICO:

Quando o aluno concluir o módulo teórico, iniciará a prática da Mediação, tendo possibilidade de realizá-la no local credenciado pela instituição ou em outro local de sua escolha desde que aprovado pela coordenação do Curso.

Carga Horária da Prática: A CLIP e o INAMA/RS seguem as normas propostas pelo CONIMA, Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem, que exige para reconhecimento do título de Mediador, um mínimo de prática supervisionada de 50 horas de atendimento.

Horário da Supervisão: semanalmente, em grupo, os estagiários recebem supervisão dos casos atendidos.

Investimento:

- Módulo teórico: R$ 295,00 mensais (5 parcelas)
- Módulo prático: R$ 295,00 mensais (durante os meses em que o estagiário estiver realizando sua prática até completar as horas previstas).

Público-alvo: Juízes, Advogados, Assistentes Sociais, Psicólogos, Médicos, Gestores, Diretores, Ouvidores, Profissionais de RH, Educadores, outros profissionais interessados na arte de mediar conflitos e estudantes dos últimos anos da graduação.

Equipe docente:

Carlos Bailon - Formado em Direito e Administração de Empresas (PUCRS). Tutor professor do curso de Tecnologia em Informação e Comunicação , Tutor do curso de Capacitação Docente em Educação a Distância pela PUCRS, Curso de extensão em Relações Internacionais, curso de extensão em Direito Ambiental.

Fernanda Molinari – Advogada. Especialista em Direito de Família (PUCRS). Especialista no MBA em Direito Civil (Fundação Getúlio Vargas) Especialista no MBA em Processo Civil (Fundação Getúlio Vargas). Especialista em Psicologia Jurídica, Mediadora de Conflitos (CLIP). Autora dos livros: Parto Anônimo – uma origem na obscuridade frente aos direitos fundamentais da criança – e Psicologia Judiciária para a Carreira da Magistratura. Coordenadora da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica.

Herta Grossi – Advogada, Pós-Graduada em Psicopedagogia - Ênfase Mediação Familiar e Alienação Parental; Graduada em História Pós-Graduada em História do Brasil. Cursos de Extensão em Direito. Mediadora de Conflitos (CLIP). Membro do Núcleo de Estudos de Mediação da AJURIS.

Lisiane Lindenmeyer Kalil - Psicóloga, Advogada, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS), Especialista em Psicoterapia Familiar e de Casal (UNISINOS), Mediadora de Conflitos (CLIP).

Marcelo Spalding Verdi – Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Psicólogo da Defensoria Pública do Estado, Co-autor de “Cenas da Infância Atual: a família, a escola e a clínica” (Unijuí, 2006) e de “Infância em Família: um compromisso de todos” (IBDFAM, 2004), membro da Comissão Científica do Ibdfam/RS e Coordenador do Curso de Psicologia Jurídica (CLIP).

Maria Izabel Schneider Severo – Empresária, coach, Conselheira de administração, educadora e mediadora, graduada em Educação Física (UFRGS) Pós-graduada em Finanças e Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas)Formação em dinâmica dos grupos (SBDG), Conselho de administração (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Mentoring para liderança e coaching executivo (Institute of Leadership and Management) e Mediadora de Conflitos (Clip)

Marilene Marodin - Psicóloga, Terapeuta de Casal e Família, Mediadora, Fundadora e Diretora da Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação CLIP, Presidente do INAMA-RS (Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem), Co-autora com John Haynes de “Fundamentos da Medição Familiar” (Artes Medicas, 1997).

Dr. José Luiz Bolzan de Morais - Advogado, Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, procurador do estado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador de núcleo de estudos da Escola Superior da Magistratura, membro do conselho consultivo do Instituto de Hermenêutica Jurídica, consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Professor convidado da Pós-graduação - Universita degli Studi di Lecce e Universidade de Firenze e Coordenador do PPGDireito da UNISINOS.

MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

CLÍNICA DE PSICOTERAPIA E INSTITUTO DE MEDIAÇÃO – CLIP
Rua Luciana de Abreu, 337/ conj. 304 e 503 - CEP 90570-060 - Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

(51) 3222 6134 - 9701.6780

e-mail: info@clipmed.com.br

site: http://clipmed.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, mas esclarecemos desde já que comentários anônimos ou "spams" não serão publicados.